Preparação para o BATISMO – Como acontece?

“O Batismo, porta dos sacramentos, em realidade, ao menos em desejo, necessário para a salvação, e pelo qual os homens se libertam dos pecados, são de novo gerados como filhos de Deus e se incorporam à Igreja, configurados com Cristo por caráter indelével, só se administra validamente pela ablução com água verdadeira, juntamente com a devida forma verbal”. (Cân. 849)).

• O Batismo é o fundamento de todos os sacramentos, e é um direito de todo ser humano, a não ser que um motivo grave o impeça (falta de garantia de continuidade no compromisso batismal).
  • O Batismo supõe a fé, pois a salvação vem da fé anunciada pela palavra selada pelo Batismo. Está claro que a criança não pode ter expressão pessoal de fé. Essa fé deve existir na pessoa dos pais e/ ou responsáveis. No que se refere ao Batismo, o sujeito que não possui o uso do juízo deve ser equiparado à criança.

A principal atividade da Pastoral do Batismo é a realização dos Encontros com Pais e Padrinhos.

O Curso é realizado em três dias. 1°, 2° e 3° sábados de cada mês, na casa Shalom, iniciando às 18 horas, com duração de mais ou menos uma hora.
No primeiro encontro, é falado sobre o PAPEL DOS PAIS E PADRINHOS.
No segundo encontro, são apresentados textos da Bíblia que mostram como o batismo era antes de Jesus e o Batismo Cristão: O BATISMO NA BÍBLIA E NA IGREJA.
No terceiro encontro, é falado sobre o RITO DO BATISMO.
Como é realizado o Batismo na Paróquia, o significado dos símbolos. Ao final são entregues os certificados.

PREPARAÇÃO:

1. Por ser o Batismo um sacramento que incorpora o batizando à Comunidade, é conveniente que, tanto a preparação quanto a Celebração sejam feitas na Comunidade onde os pais ou batizando adultos moram ou frequentam habitualmente.
  1. Crianças com mais de 7 (sete) anos, deverão participar da programação da Iniciação Eucarística e, serão batizadas antes da Comunhão Eucarística, propriamente dita.
  1. No caso de adultos, haja preparação completa da doutrina Católica e Catecumenato de integração comunitária, de acordo com o Ritual de Iniciação Cristã de Adultos. (Cân 97)

Para se inscrever, bem como obter mais informações, procurar a Secretaria Paroquial.