Vigília Pascal – O Senhor ressurgiu, aleluia, aleluia!

Aos vinte dias do mês de abril de dois mil e dezenove, às 19h na Igreja Matriz Nossa Senhora da Purificação, ocorreu a Missa da Vigília Pascal. Durante a Celebração, alguns paroquianos receberam os Sacramentos do Batismo, Primeira Eucaristia e Crisma.

A Igreja celebra a solene Vigília Pascal, a “mãe de todas as vigílias”, revivendo a ressurreição de Cristo, a vitória sobre o pecado e a morte.

A cerimônia é carregada de ricos simbolismos, que nos lembram a ação de Deus, a luz e a vida nova que brotam da ressurreição de Cristo. Essa liturgia tem quatro partes:

Liturgia do fogo (Cristo é Luz)

Liturgia da Palavra (Cristo é a Palavra)

Neste dia especial, a Igreja concentra várias leituras e salmos para serem meditados na vigília.

Em sua homilia, Pe. Aldomiro fez a seguinte reflexão:

‘Por que estais procurando entre os mortos Aquele que está vivo? Ele não esta aqui. Ressuscitou. Lembrai-vos do que Ele vos falou.’
Jesus sempre nos falou que o Reino Dele não é esse. Está acima deste. Podemos e devemos alcançar a felicidade nesse mundo, mas não esquecendo de Jesus Cristo, mas não esquecendo de colocar Deus em primeiro lugar.
(…)Por mais que tentaram matar Jesus, Ele mostrou que venceu a morte. E hoje Ele abre nossos olhos, para que possamos estudar as coisas, a vida, o tempo, as manifestações que acontecem em nossa vida, para perguntarmos ‘Por quê?’ ‘Para quê?’ ‘Qual o intuito disso no meu caminhar?’
Ressuscitou. Ele está no meio de nós. Precisamos caminhar de olhos abertos. Olhando as situações do mundo, para pedir sempre a Deus essa Luz, para que não estejamos na escuridão.

Liturgia Batismal (Com a benção da água)

Por fim, Liturgia Eucarística.

Então o tempo se abre para a Páscoa… Após termos retomado os vários símbolos e rezado solenemente a liturgia, partimos para as alegrias pascais, prolongadas pela oitava e celebradas nos 50 dias desse belíssimo tempo, convidando-nos a ser suas testemunhas até os confins da terra. O centro da nossa fé. Porque Cristo ressuscitou, temos esperança, entregamos a Ele nossa vida e nossa morte.