COMUNIDADES

Ao longo dos 220 anos da Paróquia Nossa Senhora da Purificação, com sua atuação dinâmica e comprometida, através das ações dos evangelizadores, foi dada oportunidade aos “leigos cristãos”, incorporados a Cristo pelo batismo e que seguem a mesma fé, doutrina e ritos sob a proteção do Espírito Santo e a orientação dos párocos da Igreja, para ajudar na missão de evangelizar, levar a palavra de Deus , a Boa Nova de Jesus a todos os pradenses que professam a fé católica. Dentro desses preceitos foram criadas as comunidades católicas da Paróquia Nossa Senhora da Purificação. São elas:

Comunidade São Sebastião

Fundada em 18/02/1983, sob a direção do Frei Cleto Eggink, distante 3 km da sede da Igreja Matriz. Padroeiro: São Sebastião.

Comunidade São Brás

Fundada em 03/02/2005, distante 5 km da sede da Igreja Matriz. Padroeiro: São Brás.

Comunidade Portal do Prado

Distante a 06 km da sede da Igreja Matriz.  Padroeiro: São Jorge.

Comunidade Alameda do Atlântico

Fundada em 27/02/2009, distante a 04 km da sede da Igreja Matriz. As celebrações são realizadas nesta rua ou na casa da Irmã Neide. Padroeira: Santa Luzia.

Comunidade de Juerana

Fundada em 2000, na Zona Rural, distante 14 km da sede da Igreja Matriz. Padroeiro: São João Batista.

Comunidade do Assentamento São João

Distante a 28 km  da sede da Igreja Matriz. Padroeiro: São João Batista.

Comunidade São Francisco

Povoado distante a 32 km da sede da Igreja Matriz. Padroeiro: São Francisco.

Comunidade de Guaratiba

Fundada em 19/07/2013, localizada no Balneário Praia de Guaratiba, distante 12 km da sede da Igreja Matriz. Padroeiro: Santo Expedito.

Comunidade do Assentamento Rosinha do Prado

Distante a 37 km da sede da Igreja Matriz. Padroeira: Santa Rosa de Lima.

Comunidade Cumuruxatiba

Distrito de Cumuruxatiba, distante a 40 km da sede da Igreja Matriz. Padroeiro: Santo Antônio.

Comunidade dos Guedes

Fundada no ano de 2003, aglomerado de famílias distante a 49 km da sede da Igreja Matriz. Padroeira: Nossa Senhora Aparecida.

Comunidade Guaíra

Projeto Guaíra, distante a 46 km da sede da Igreja Matriz. Padroeira: Nossa Senhora Aparecida.

Comunidade da Pontinha

Aglomerado de famílias, distante a 26 km da sede da Igreja Matriz. Padroeira: Nossa Senhora Aparecida.

Comunidade Barra do Cahy

Aglomerado de famílias, distante a 70 km da sede da Igreja Matriz. Padroeiro: São Cristóvão.

Comunidade Palmares

Povoado distante a 76 km da sede da Igreja Matriz. Padroeira: Nossa Senhora Santana.

Comunidade do Assentamento Riacho das Ostras

Distante a 23 km da sede da Igreja Matriz. Padroeira: Nossa Senhora da Conceição.

Comunidade Praia da Paixão

Aglomerado de famílias Praia da Paixão, distante a 12 km da sede da Igreja Matriz. Padroeira: Santa Bárbara.

Fonte: Livro “PRADO: Da Freguesia aos tempos atuais”.